Modelo de nota de esclarecimento

Quando uma empresa assume uma determinada atitude, dependendo de qual foi ela, será necessário emitir uma nota de esclarecimento para comunicar e informar a todos os interessados os motivos pelos quais a empresa ou entidade tomou essas decisões. Confira um modelo de nota de esclarecimento que pode ser usado nestas situações.

Modelo

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação dos Moradores do Vale do Comendão vem a público esclarecer que rescindiu o convênio firmado com a empresa Cursos Estudantis Ltda.

A medida foi tomada em razão da má prestação de serviços pela referida empresa, que vinha constantemente descumprindo as cláusulas contratuais e prejudicando os associados que faziam uso destes serviços.

Entretanto, vale ressaltar que uma nova empresa do ramo já está sendo objeto de análise e devemos em breve firmar convênio com a mesma.

Sempre primando pela busca em ofertar a seus associados os melhores benefícios, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Associação dos Moradores do Vale do Comendão

Como fazer um documento nota de esclarecimento?

A nota de esclarecimento, como dito na introdução deste texto, é um documento usado para, como o nome mesmo já diz, esclarecer o motivo de uma determinada atitude tomada pela empresa. Isso faz com que o relacionamento entre empresa e cliente, por exemplo, fique mais próximo, demonstrando que a empresa se importa em prestar contas aos seus clientes.

Apesar de muitas pessoas terem dificuldades para escrever, a nota de esclarecimento deve ser feita como qualquer outro texto: organizado, coeso e coerente. Antes de qualquer coisa, coloque as principais ideias que devem ser adicionadas à nota de esclarecimento em um rascunho para depois reuni-las e, enfim, transportá-las para a mensagem final.

Modelo de nota de esclarecimento

Foto: Reprodução

Você precisa ter em mente tudo que precisa escrever antes de começar, pois caso contrário ficará difícil organizar as ideias e transmitir o que deseja. Lembre-se também de sempre pontuar as frases, adicionando vírgulas e pontos finais para que a leitura fique mais fácil. O essencial, no entanto, é ser compreendido e escrever com a grafia e pontuações corretas, mantendo um começo, um meio e um fim.

O documento deve ser feito formalmente, de forma semelhante à uma carta. Lembre-se sempre de fazer um cabeçalho, colocando a cidade, data, mês e ano do comunicado e, como informamos anteriormente, o conteúdo da mensagem deve ter um começo, um meio e um fim. Lembre-se também de sempre colocar saudações e assinar a carta. As cartas devem ter ainda a saudação inicial feita com pronomes de tratamento que estejam de acordo com o cargo de quem recebe – Senhor, Senhora, C. Ex.a, entre outros).

Lembre-se também que, caso você vá enviar essa nota de esclarecimento por meio de carta, você deverá colocar o documento em um envelope, depois colocar no envelope o nome da empresa, endereço, cep, cidade e estado, e os mesmos dados devem ser colocados à respeito do destinatário.